Dicas

APRESENTAR-SE BEM...VESTIR-SE BEM...QUE MAL TEM?

APRESENTAR-SE BEM...VESTIR-SE BEM...QUE MAL TEM?

Todas as empresas adotam comportamentos e trajes de acordo com a sua cultura interna. As empresas multinacionais, principalmente as européias, tendem a ser mais conservadoras quanto ao modo dos funcionários se vestirem.
Muitas vezes, estas regras são implícitas e, dependendo do nível hierárquico, ficam a cargo do bom-senso do próprio funcionário.
Apresentamos a seguir algumas orientações para diminuir suas dúvidas sobre o assunto.
No vestuário masculino empresarial, o sapato deve ter a mesma cor do cinto e da meia. Dizem os entendidos em elegância masculina que a meia é como o juiz de futebol: quanto menos aparecer, melhor. Aconselho, também, em prol do conjunto, que a maleta acompanhe a combinação; isso só vai favorecer o conjunto.
A gravata é a parte mais divertida e versátil do traje masculino. Com ela, o homem pode passar um pouco da sua personalidade e do seu estilo. Mas se você não for um expert em moda, escolha gravatas mais clássicas para não derrapar nas curvas da elegância. Gravatas cômicas com estampas de personagens de desenho animado não caem bem nem para o Bill Gates...
As gravatas mais clássicas têm listras transversais, também chamadas de regimentais, por terem surgido na Inglaterra e serem usadas para distingüir os membros dos regimentos reais. São as estampadas de cashemere ou desenhos geométricos. Com elas, diminui-se o risco de errar.
As tonalidades variam muito, mas deve-se buscar as mais clássicas, como preta, azul marinho, vinho, bege ou amarela.

Aqui vão algumas combinações básicas:

Terno preto + sapato preto + cinto preto + meia preta + camisa branca, azul, rosa, marfim, gelo, cinza escuro ou bege queimado + gravata regimental ou de bolinhas com fundo preto.
Terno azul marinho + sapato preto + cinto preto + meia preta + camisa branca + gravata com fundo azul marinho com desenho amarelo ou vinho.
Terno grafite + sapato preto + cinto preto + meia preta + camisa branca ou gelo + gravata com fundo vinho ou grafite com listras ou estampas.
Terno marrom, cáqui ou bege + sapato marrom + cinto marrom + meia marrom + camisa marfim ou azul + gravata em tons de marrom ou amarelo.
As combinações de tons que se aproximam são sempre mais clássicas.
As peças clássicas de cores básicas são sempre uma boa forma de não gastar muito, pois elas não acompanham os modismos e podem estar no armário por um longo tempo - isso vale para ambos os sexos.
Algumas empresas adotam o "casual day" num dia da semana, geralmente às sextas-feiras, para descontrair um pouco a vestimenta no ambiente de trabalho, principalmente a masculina. Considerando formal o uso de paletó e gravata, estas empresas optam por uma "liberação" de roupa no último dia útil da semana.
O traje chamado de casual pede calças de algodão, camisas pólo ou de algodão lisas, xadrezes ou listradas (mangas curtas no verão e compridas no inverno), sapatos de nobuck e meias de algodão. Um suéter nos ombros para as mudanças climáticas também cai bem. É permitido o uso de calça jeans, se adotado por outros colegas pois, no mundo empresarial, a melhor dica é não ser um elemento destoante. Quanto ao uso da calça jeans com camisa social, penso que são incompatíveis. Deixe a camisa social para usar com o terno.
Para as mulheres, o casual day faz pouca diferença, pois sair do que é considerado correto para o uso durante a semana é um terreno arriscado de se pisar. Sugiro que você, mulher, tenha no armário as seguintes peças:
Vestido modelo "tubinho" em tons de bege (desde o marfim até o crocante ou bege queimado) + blazer da mesma cor e tecido + saia (comprimento discreto próximo ao joelho).
Vestido tubinho preto + blazer preto + saia preta.
Sapato tipo escarpin com salto médio, nas cores preta e bege.
Bolsa clássica média preta e outra marfim (esqueça as do tipo "mochila").
Meia fina cor da pele.
Com estes itens, você pode obter várias combinações e acrescentar blusas de cores variadas, tanto no inverno quanto no verão. Você também pode contar com o auxílio de echarpes e bijuterias discretas para estar sempre chic.
Não abuse do perfume e nem da maquiagem. As unhas devem estar sempre pintadas com esmaltes claros.
Para entrevistas de emprego, a discrição é a palavra de ordem, e a sobriedade destaca o candidato. Colha o máximo de informações sobre a empresa onde estiver pleiteando uma vaga e se prepare muito bem, pois você precisará se vender de forma eficiente. Um bom produto, além de uma embalagem bem cuidada, deve ter um conteúdo de qualidade.
Homens e mulheres podem valorizar a sua aparência
Para as mulheres, maquiagem, corte de cabelo, tintura, roupas e acessórios devem se ter o mesmo estilo, combinando com a sua personalidade, seja ela clássica, esportiva, moderna ou exuberante.
Definido o seu estilo, estude sua aparência diante do espelho, identificando seus pontos fortes e fracos. Por exemplo, se você tem um belo colo, se seu olhar é expressivo, se seu contorno corporal é insinuante, se suas pernas são bonitas, valorize estes pontos.
Os homens devem fazer o mesmo exercício.
Identificados estes pontos, busque realçar os que são fortes e esconder ou disfarçar os fracos.
Procure comprar roupas de cores básicas. Pense na possibilidade de investir num novo corte de cabelo com a ajuda de um bom profissional.
É importante investir em si mesmo para levantar o seu astral.
E na pescaria?...sair da rotina. Só não vale expor-se demais ao sol.

Boa sorte!