A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM SUA PESCARIA
Este fenômeno da natureza é o maior responsável pelo sucesso de sua pescaria. O que devemos saber é que na natureza a pressão nos faz sentir o efeito atmosférico, ou seja, nas regiões muito quentes, a intensidade de calor faz com que a massa de ar aqueça, e esta mais leve, sobe originando as zonas de baixa pressão, dando lugar às massas de ar frio (alta pressão), este deslocamento horizontal de massas de ar origina aquilo que chamamos de vento, que podem ser quentes ou frio, dependendo de sua natureza ou local de origem. Dependendo da movimentação do ar das zonas de baixa pressão, quando atingem determinada altitude, resfriam-se condensando toda a sua umidade, formando nuvens e muitas vezes resultando em chuvas.
BARÔMETRO
Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica chamam-se barômetros. Existem dois tipos: os de mercúrio, baseados na experiência de Torricelli, e os metálicos que utilizam as deformações provocadas pela pressão atmosférica numa caixa de metal em cujo interior foi feito vácuo. Quando a pressão externa se altera, a caixa metálica se deforma; essa deformação é transmitida a um ponteiro que se desloca sobre uma escala graduada.
Assim, quando o barômetro começa a cair (descer), é que a pressão está aumentando. Este é um sinal que o tempo vai mudar. Por exemplo: o ponteiro marca 1005 milibares às 10 horas e às 14 horas marca 908 milibares. Isto quer dizer que em 4 horas ele caiu 07 milibares, o que é uma variação considerável. Na prática, essa leitura do barômetro nos mostra a mudança do tempo na região. Por exemplo se ele ficou descendo (2 dias) então o tempo deve ficar "chuvoso" durante dois dias. Com o barômetro e as informações conhecidas, podemos fazer uma pescaria melhor ou ficar jogando baralho.
FRENTES FRIAS
Quando entra uma frente fria, tecnicamente o que acontece é que o ar frio entra por baixo do ar quente (quanto maior for a diferença entre os dois centros de pressão, mais alta será a velocidade do vento). Então o que acontece é que o ar mais frio e denso se introduz sob o ar mais quente e o ar mais quente e menos denso desliza sobre o ar mais frio.
Quando ocorre o encontro de duas massas de ar com características diferentes, ocorrem chuvas acompanhada de ventos.
A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA SOBRE OS PEIXES
O comportamento dos peixes é influenciado basicamente pela pressão atmosférica, a temperatura ambiente das águas e dos ventos, da seguinte forma:
> TEMPERATURA: quanto maior, menor é a pressão;
> DENSIDADE: quanto maior, maior é a pressão;
> UMIDADE: quanto maior, menor é a pressão;
> LATITUDE: quanto mais alta, maior é a pressão.
Assim, naqueles dias em que o peixe não quer comer ou não ataca a isca, talvez seja porque um desses fatores esteja influenciando o seu comportamento.